Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel se une na luta contra o abuso e exploração sexual infantil durante o Maio Laranja

07/05/24 às 08:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O mês de maio chega com uma missão importante em Cascavel: mobilizar a sociedade na conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A cidade se une à Campanha Maio Laranja, uma iniciativa nacional que visa chamar a atenção para essa grave questão, destacando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

 

Inspirada na flor gérbera, cuja cor laranja simboliza a fragilidade e a vulnerabilidade da infância, a campanha é um lembrete sobre a importância de proteger os direitos mais básicos e fundamentais das crianças.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

Homem é detido em carro carregado com maconha na PRc-272 em Iporã

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra forte acidente entre carro e moto no bairro Santa Cruz

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Mulher morre ao ser atropelada na marginal da BR-277, veículo fugiu do local

Imagem de destaque
APREENSÃO

Carreta que levava donativos de Cascavel ao RS é apreendida com drogas escondidas em pneu

 

Dados do Sistema IPM Social revelam uma realidade preocupante: no ano passado, 83 crianças e adolescentes precisaram de atendimento devido à violência sexual em Cascavel. E até o último dia de abril deste ano, já foram registrados 22 casos.

 

Por isso, durante todo o mês de maio, a Rede de Proteção Social de Cascavel está em movimento. Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma série de atividades estão sendo realizadas. Oficinas, palestras e distribuição de materiais informativos são algumas das estratégias adotadas para disseminar conhecimento e orientações, envolvendo não apenas crianças e adolescentes, mas também suas famílias.

 

Um dos pontos altos da mobilização será o 19° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado para o dia 17 de maio na Unioeste. Com o tema "Violência Sexual contra crianças e adolescentes: da prevenção à denúncia", o evento contará com a participação de palestrantes renomadas, como Andrea Martelli, doutora em Educação e docente da Unioeste, Vanessa Marin Albiero, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Andrea Simone Frias, promotora de Justiça.

 

As inscrições estão abertas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdO5LEXX4WnvC16UR8yOif_ih18UhxKj5IXW0fCuY3aByjnnA/viewform

 

 

Caminhada

No dia 18 de maio, às 9h, uma organização da sociedade civil está organizando uma caminhada alusiva ao enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes saindo da 10ª Regional de Saúde em direção ao Fórum Municipal e toda sociedade está convidada a participar.

 

O Movimento "Todos Contra a Pedofilia" definiu que o tema do evento será “Manifestação pela instalação da Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos de forma urgente”.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá